Ultimas Postagens

segunda-feira, 25 de julho de 2016

#Resenha: Contos de Eça de Queiroz - O Moinho, O Tesouro e A Aia


Ah!! Quanto tempo sem ler um livro antigo, um clássico ou algo assim, se soubesse que iria gostar da próxima leitura e que seria até mesmo rápido, teria lido antes e mostrado a vocês o mais rápido possível.
Pois bem, talvez quem conheça essa Eça de Queiroz, já tenha ouvido falar ou lido esses três contos que trago a vocês, mas antes apresento para aqueles que não conhecia bem esse autor, sua biografia

O Autor

José Maria Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Póvoa de Varzim.
Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhou como administrador municipal no município de Leiria. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira.
Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal. 
Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.
Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.

Resenha

Hoje venho apresentar uma pequena obra desse autor, porém demais por assim dizer. Neste livro, somos apresentado a três contos  de leitura rápida, comecei um pouco a leitura muito entusiasmada, não que o primeiro conto tenha me desapontado, mas imaginei um outro final no primeiro conto No Moinho, já nos outros dois O Tesouro e A Aia, gostei muito o contexto das historias.
Vamos lá conhecer mais um pouco.
No Moinho, O Tesouro, A Aia
ISBN-13: 7891210010452
ISBN-10: 1210010453
Ano: 2010 / Páginas: 40
Idioma: português
Editora: PAULUS













O Moinho: Conta a historia de uma mulher que aceita a vida que lhe foi destinada, cuidando do marido e filhos doentes, sem reclamar ou saber o gosto de se viver. Até que um dia primo de seu marido, um sujeito conversador chega a sua casa, precisando de ajuda do para resolver negócios, o marido debilitado pede a esposa que ajude seu primo no que for preciso, pois confia que a mesma saiba lidar bem nesses assuntos, a historia se passa bem rápido, pois de tanto os dois andarem juntos, eles acabam indo até o moinho e ali um beijo acontece e as cenas seguintes são bem rápidas, porém como disse anteriormente imaginei um outro final, mas não que não tenha gostado, afinal gosto de finais que me surpreendam muito ou pouco.

O tesouro: Há três irmãos que no meio do caminho encontram um tesouro, cada um achando que é mais esperto que o outro, tramam ficar com o tesouro, primeiramente em conjunto, depois o egoismo vai tomando conta dos corações, difícil é contar sem dar spoiler,  mas acreditem a moral dessa historia é bem intensa, não chega a ser tensa, mas com certeza é um conto rápido e chega a ser engraçado, como uma leitura rapida chegamos ao final e uma conclusão obvia, ganancia uma hora não leva a nada.

A Aia: Acho que das três foi a que mais me emocionou, gostei do contexto da historia, gostei do seu final, conta a historia de uma rainha e sua serva, o rei vai a guerra e deixa seu herdeiro com rainha, a mesma toma conta do reino na ausência de seu marido, sua ama cuida e dá de mamar para herdeiro do trono e para seu filho, eis que o Rei morre e parentes não tão bons querem o trono, como salvar o herdeiro do trono, daquele que veio para também lhe tirar a vida e ganhar o poder. Pois é isso que esse conto nos mostra, o amor de mãe, o amor de uma serva, simplesmente o amor maternal, seja seu filho de sangue ou não.

Sim fiz uma pequena resenha de cada um, pois de fato os contos são breves, mas a leitura é proveitosa, espero poder ter oportunidade de conhecer mais obras desse Autor.

9 comentários:

  1. Olá, eu acho que ainda não li nada do autor, e também não conhecia esses três contos, mas pela sua resenha, acho que seriam leituras que eu gostaria de fazer e certamente farei quando puder por me interessar por clássicos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Sempre gosto de leituras clássicas, mas ainda não li nada do autor. Gostei muito do post pois incentivou a embarcar nessas histórias.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem/
    Eu já li um livro do Eça e confesso que não gosto, como futura professora terei que ler praticamente todo seu acervo e será bem chatinho hahhahahaah eu no momento deixarei ele por leituras obrigatórias mesmo, quem sabe um dia meu gosto mude também. Parabéns pela resenha e fico feliz que tenha gostado.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Ontem mesmo eu estava pegando um livro do autor, que coincidência! Este eu ainda não li, e um clássico é sempre bem vindo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, ainda não li esses contos do autor, mas achei a premissa deles bem interessante e por serem classicos, é sempre bem vindo, por isso, vou anotar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Ooi!
    Não conhecia o autor, mas estou me recordando de já ter visto essa foto dele em algum lugar... Emfim, por não gostar muito de livros com contos, poucos me atraem, e confesso que esse não chamou minha atenção. Mas fico feliz que tenha gostado!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Só li O Primo Basílio do Eça, ainda no ensino médio (ou seja, faz uns 6 anos hahaha). Depois disso, nunca li mais nada dele. Mas não sei se tenho vontade. Dos autores obrigatórios, prefiro Jorge Amado e Machado. As histórias desses contos não me convenceram a voltar a revisitar a escrita do autor :/
    Mas fico feliz que tenha dado chance a este livro e que tenha gostado dele. Vejo muito pouco as pessoas gostarem desse tipo de literatura ("mais antiga") e fico feliz quando alguém aparece pra falar sobre ela :) Espero que as pessoas que não conheçam o autor leiam sua resenha e vá conhecê-lo!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Viviana, nunca gostei muito do Eça de Queiroz, mas confesso que nunca li contos, então talvez eu tivesse outra visão.
    Gostei muito da premissa de O tesouro e fiquei com muita vontade de ler. ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá, nunca li nada de Eça de Queiroz e apesar de claramente ser im clássico da literatura eu não sinto vontade de conhecer sua escrita. Por mais empolgação que você demonstrou na sua resenha não me senti animada!
    Bj

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!
Saiba que nos deixou muito Felizes!!